NA CONSTRUÇÃO DE IMAGENS DISTORCIDAS EM DETRIMENTO DA ESCRAVIDÃO SOCIAL DO MUNDO VIRTUAL

    Resultado de imagem para MUNDO VIRTUAL realidade ou irreal Vivemos atualmente numa sociedade com grandes dificuldades de superar pequenas frustrações, um retrato social que está afetando todas as pessoas em diferentes fases da vida, crianças, adolescentes, adultos e idosos, sendo responsáveis pelo surgimento de transtornos mentais, especificadamente um dos maiores diagnósticos, é a depressão.

Não podemos deixar de considerar os fatores biológicos como possíveis percussores de doenças mentais. Entretanto, muitos aspectos sociais são estimuladores na formação de uma sociedade fragilizada psicologicamente, dependente da opinião alheia.

O poder da mídia, das redes sociais inevitavelmente constrói subjetividades dependentes do posicionamento do outro.

A construção dessas imagens dependentes das redes sociais inicia-se a partir da globalização com a inserção da tecnologia desenfreada, tomando vários lugares da vida humana, construindo novas percepções distorcidas, determinando o que É ou SERÁ do seu “SER”.

Essa nova imagem subjetiva, distorcida, criada a partir das interferências do outro, vem ao longo das experiências virtuais se transformando mecanismos de defesas, para aqueles que não conseguem enfrentem seus horrores, as suas dores, camuflando seus conflitos psicológicos e emocionais, onde em um dado momento da vida irá revela-se através de patologias, sintomas psicossomáticos, aonde o corpo inevitavelmente é afetado mais cedo ou mais tarde.

Resultado de imagem para imagem distorcida

Viver na ilusão de uma vida perfeita demostrada no mundo virtual, é um enfrentamento do EGO com o REAL e o IDEAL.

Assim, a falta de capacidade de aceitar suas condições REAIS em consonância com essa escravidão do mundo virtual, estabelece uma ligação de sobrevivência social, proporcionando um sentimento de pertencimento, na tentativa de consegui viver com suas frustrações, angustias e medo.

No entanto, essa busca constante dessa Imagem relacionadasobrevivência irreal, provoca a continuidade de uma geração doentia e fraca, sem capacidades de resoluções de conflitos, onde a fuga da frustração é demostrar aquilo que não é, promovendo a incapacitação do individuo em viver em uma sociedade de forma saudável.

 

Tal fato, vem sendo introduzido, como um vírus contaminando a todos, e assim:

“UMA VIDA VIVIDA PELO IMAGINÁRIO”

 Alexsandra de Souza Fernandes
Psicóloga CRP-03/8860
03/06/2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s