AUTOESTIMA

capa-aleA principal fonte de conhecimento que nos impulsiona a buscarmos o caminho que devemos percorrer na trajetória de nossas vidas, é a descoberta primeiramente sobre nós mesmos.

O interesse em nos preocuparmos com o nosso “eu” proporciona o entendimento de quem somos, possibilitando o aprendizado e a conscientização de nossos pontos fracos e  dos nossos pontos fortes.

lec3a3o-no-espelho

Todos nós construímos uma definição de como somos, e as escolhas dessas características muitas vezes são escolhas sabotadas pelo nosso desejo, fugindo do que é real para o ideal, pensar que somos algo que não somos apenas para suprirmos a vontade de ser, essa sabotagem surge como defesa psicológica e emocional, e não acontece de forma consciente e sim inconsciente.

 

A busca pelo bem estar é que nos leva a acreditar naquilo que se apresenta como proteção da “alma”, desenvolvendo uma imagem distorcida sobre o seu verdadeiramente “eu” interior.

erro-dos-outros1A dinâmica mental sempre se prepara para defender-se de situações que são aversivas, e isso explica alguns acontecimentos em nossas vidas que podem geram dúvidas, como por exemplo, questionamentos do tipo, “eu não sou assim” ou “eu sempre tenho razão”.Esses dois exemplos são comuns para aquelas pessoas que não conseguem admitir erros, sempre estando com a razão, se enxergam de uma forma distorcida e não real.

Inicio este texto com essa reflexão para que o leitor compreenda, que para cuidar da  autoestima é preciso ter consciência de quem verdadeiramente você é , e  a partir deste conhecimento, utilizar de todas as ferramentais mentais, com o objetivo de desenvolver uma boa autoestima, cuidando dos pontos fracos e  potencializando as características positivas.

Portanto, o conhecimento sobre si mesmo, a forma como você se vê , como se percebe, e quanto isso faz bem ou não , são os aspectos importante para o desenvolvimento da autoestima. Vejam que esses fatos nos remetem a pensamentos, estamos sempre dialogando mentalmente consigo mesmo, desenvolvendo idéias determinantes para o nosso bem estar ou não.

O desenvolvimento da autoestima, inicia-se a partir dos relacionamentos na infância, a forma como as crianças são tratadas, as palavras de incentivo ou não podem determinar as condições da autoestima na vida adulta, quando vivenciam palavras de elogios desenvolve uma percepção de capacidade, consequentemente pensamentos positivos sobre si e sobre o mundo, ao contrário, palavras de desprezo, desmotivação ou desvalorização é possível formar uma adulto com problemas de autoestima, a sensação da negatividade, da incapacidade, desencadeia a idéia que apenas o outro pode,  que o outro é melhor, não conseguindo perceber suas potencialidades, não conseguindo crer em si mesmo.

Atualmente é visto o desencadeamento de muitos problemas psicológicos e emocionais decorrente de problemas de autoestima.

Buscar cuidar da sua autoestima é buscar vivenciar a vida da melhor forma, pois a vida não é algo estático, e para ser vivida com qualidade é preciso se amar.

Deixo uma dica para você cuidar da sua autoestima:

Para você que se identifica com baixa autoestima,  precisa acreditar que é possível mudar e se desenvolver, Se propor fazer psicoterapia é o primeiro caminho, compreender quem você realmente é,  e o que você precisa fazer para o seu próprio bem.

Os pensamentos são padrões de ideais sobre determinada situação, e para mudar padrões negativos demanda tempo e exercício diário, onde cada experiência desenvolve outra forma de ver a vida, uma das dicas que deixo para vocês é redefinir determinantes frases negativas diariamente, dizer para si mesmo que você é capaz, que ninguém é melhor que você e que todos nos temos qualidades e defeitos.

Busque amar-se!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s